Seguidores

25/08/2009

O QUE É EDUCAR?


Educar é perder sempre as batalhas do imediato.
É dar meios para transformações e desenvolvimento da experiência do aluno,de acordo com o sentimento vivo da realidade de Deus e de sua relação com Ele.
É permitir deixar de ser “a medida de todas as coisas”.É saber se colocar como uma pessoa também em mudanças para que o aluno possa crescer,questionar,propor junto,repropor o desinteressante,se modificar e modificar a gente,
em busca mútua e paralela.
É aventurar-se no saber,pois deixar de aprofundar-se,é a perda de si mesmo.
É dar mais importância ao conteúdo do que a forma.
É ter coragem de ser agente transformador.

CARACTERÍSTICAS DE UM EDUCADOR:

1.Encarnar a verdade ensinada
2.Ter crença no Ensino
3.Ter compreensão da natureza humana
4.Ter desejo profundo de servir
5.Ser conhecedor das Escrituras
6.Ter domínio da Arte de Ensinar


MEIOS PARA ATINGIR AS NECESSIDADES DO ALUNO


1.OLHAR PARA LONGE – Crer na capacidade do aluno,mesmo que esta não seja aparente.
2.DAR VALOR AO CONTATO PESSOAL – Não podemos nos deter na quantidade de alunos e sim em sua qualidade.Jesus não se dedicou a trabalhar com massas populares.Em todo seu ministério publico,Ele empregou seu maior tempo na lida com indivíduos e não com multidões.
3.COMEÇAR DE ONDE O ALUNO ESTÁ – Deve-se partir do interesse do aluno e de suas necessidades.Jesus não palestrava crenças estereotipadas,mas com pessoas vivas que com Ele conviviam e que faziam parte de Sua experiência diária.
4.DETER-SE EM ASSUNTOS VITAIS – Não devemos nos preocupar com ensinamentos superficiais,mas sim com assuntos pertencentes a conduta moral e religiosa do aluno.
5.TRABALHAR A CONSCIENCIA DO ALUNO – Ensinar para obter respostas permanentes.Nunca devemos fazer pressão sobre o aluno,buscando leva-lo a fazer aquilo que não quer,ao contrário,devemos começar por sua necessidade de compreensão.
6.ASSEGURAR A LIBERDADE DE AÇÃO DO ALUNO – Provocar e dirigir as atividades próprias do aprendiz,não lhe ensinando aquilo que pode aprender por si mesmo.O aluno não deve simplesmente assentar-se calado enquanto o professor fala.A mente dele deve estar em plena atividade.

Fonte: Treinamento de EBD - Comitê de Evangelismo Cristão da Convenção Batista Mineira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por me abençoar com seu comentário!Se gostou,volte sempre.

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...