Seguidores

11/10/2009

Aulas dinâmicas melhoram a aprendizagem


"A dupla giz e quadro negro está cada vez mais ultrapassada." É o que garante um estudo realizado pelo NTL Institute for applied Behavioral Science, organização americana especializada em estudos sobre o comportamento humano.


Segundo o trabalho, a retenção das informações pelos alunos varia conforme o método utilizado pelo educador: aulas meramente expositivas são menos eficazes do que as enriquecidas com exemplos práticos, atividades lúdicas e discussões em grupo. 'Aprendemos mais quando somos levados a refletir e a estabelecer relações' explica o professor Sérgio Leite do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas. Veja abaixo os números levantados pelo instituto americano: Palestra 5% Leitura 10% Audiovisual 20% Demonstrações 30% Grupos de discussão 50% Exercícios práticos 75% Ensinar aos outros e uso imadiato 80%

Sugestões e exemplos de atividades dinâmicas coletadas do Manual para o Culto Infantil 2000 - Ed. Sinodal.

- Colocar a criança na situação de um dos personagens. Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reações; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (pode ser moedas de chocolate também).

- Explorar o conhecimento prévio das crianças. Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc... - permitir que participem durante a história.

1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).

2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.

- Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)

1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).

2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.

- Painel (em grupo)

1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.

2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.

- Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história .Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.

- Envolver a comunidade

1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)

2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.

Autor Desconhecido
Nota: Se você é autor dessa postagem,me avise para que eu te dê o crédito,ou a retire se for o caso.

7 comentários:

Anônimo disse...

desse eu gostei isso é muito bom ter no site

MARCIA CORREA disse...

ISSO É TREMENDO AMEI É MUITO BOM TER ALOGO ASSIM,POIS TRABALHO NA MINHA IGREJA COM CRIANÇAS E TENHO UM POUCO DE DIFICULDADE EM CONTAR HISTÓRIA POIS NÃO TINHA ESSE IDEIA DE VIVER ELA.....LEGAL APRENDI COM VC...RSRS FICA NA PAZ E SEMPRE QUE PUDER COLOQUE COISAS ASSIM QUE NOS AJUDAM MUITO....

Anônimo disse...

ISSO É MARAVILHOSO POIS MUITAS VEZES NAO CONSIGO FAZER AS CRIANÇAS PEQUENAS PARAREM E OUVIREM AS HISTORIAS MAS COM ESSAS IDEIAS PODEREI FAZER AS CRIANÇAS APRENDEREM A PALAVRA de DEUS MUITO OBRIGADA POR COLOCAR ESSA IDEIAS AQUI E CCONTINUE A COLOCAR CADA VEZ MAIS PARA MIM PODER CONTINUAR A ENSINAR AS CRINAÇAS QUE EU E MINHA IRMÃ CUIDA NA SALA CORDEIRINHOS DE JESUS E MANDE MAIS IDEIAS E QUE SEJAM MAIS SIMPLES DE FAZER POIS A IGREJA AINDA NAO TEM MUITO RECURSOS
A PAZ DO SENHOR

selmithia disse...

DEUS TE ABENÇÕE MUITO PELO QUE ESTÁ FAZENDO AQUI EM SEU BLOG...ENSINANDO A ENSINAR A PALAVRA DE DESU!!!

tiarete-gomes@hotmail.com disse...

amei tudo que Deus abençoe voce grandimente bjssssssss

Anônimo disse...

VOCÊ MINHA IRMÃ É UM PRESENTE DE DEUS PARA MIM BJS TE AMO EM CRISTO JESUS

Anônimo disse...


Minha querida, você é uma daquelas pessoas especiais que fazem a diferença neste mundo mal. Eu te abençoo em o nome de Jesus, para que você continue firme neste propósito de treinar ministradores infantis.

Postar um comentário

Obrigada por me abençoar com seu comentário!Se gostou,volte sempre.

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...