Seguidores

26/11/2010

Ensine com musica

A musica e um meio natural de comunicação e expressão.As crianças gostam da musica e ela pode ser usada como um estímulo à atividade e ao pensamento.A musica e considerada um incentivo pedagógico de grande valor.Os educadores religiosos lembram que a musica provoca atitudes,desenvolve comportamentos e forma conceitos.Por isso,deve complementar todas as atividades da sala de aula.
Os cânticos podem ser usados para introduzir o assunto da lição;sugerir a hora da limpeza e do descanso;criar ambiente propicio à oração;enriquecer as experiências das unidades de estudo;encorajar e valorizar a dramatização;despertar sentimentos de gratidão,amor,camaradagem,interesse por missões e outros assuntos;alem de ensinar versículos e verdades bíblicas.
Escolha dos cânticos

Muito cuidado e critério devem ser usados na escolha dos cânticos.A letra e a musica devem ser consideradas.
1. A Letra (Palavras)

1)As crianças entendem as palavras?Tem significado e sentido para as crianças que estão cantando?Transmitem mensagem para quem esta ouvindo?
2)A letra e correta doutrinaria e espiritualmente falando?
3)É fiel às Escrituras?
4)Expressa a letra idéias concretas ao invés de simbólicas?
As crianças,especialmente aquelas ate oito anos de idade,pensam de maneira literal.A linguagem simbólica as confunde e atrapalha.Evitemos os cânticos cheios de simbolismos,preferindo aqueles com mensagem clara e simples.
5)Está a letra relacionada com a unidade de estudo e de objetivos propostos?
2. A Musica

1)Casa-se perfeitamente com a letra?
2)Reforça a mensagem da letra?
3)A melodia e clara e distinta?
4)As notas estão dentro do pentagrama?A s lideres,na maioria,dão um tom baixo demais para as crianças.As vozes infantis são altas e leves.
5)A harmonia e simples?
A musica nunca deve ser considerada como simples passatempo.Canticos e musicas bem selecionados estão entre os melhores auxiliadores que possuímos para o ensino religioso.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por me abençoar com seu comentário!Se gostou,volte sempre.

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...