Seguidores

01/12/2012

Teatro-A lenda da Oferta e da Estrela

Oi gente,vocês que adoram teatro na igreja,ainda podem encenar essa peça que é muito boa e facílima de ser encenada.Eu já realizei na igreja e foi muito bom.Fica aqui miinha dica.

Personagens:

Franz ( menino entre 10 e 12 anos )
Dois homens
Duas jovens
Dois jovens
Uma adolescente
Um adolescente

Um violinista
(Todos os personagens devem se trajar elegantemente; menos Franz que devera estar vestido de bermuda e, uma camiseta velha e calçado de chinelo)


O historiador devera decorar o texto e narrá-lo com vivacidade, expressando as emoções que a historia oferece.

Cenário
  • Arrumar o cenário como se estivessem numa floresta,
  • Construir um altar onde serão depositados os presentes,
  • Providenciar uma arvore de Natal bem grande sem enfeites, para que o menino se esconda por trás da mesma
Ato único
(Ao som de musicas tocado ao violino, bem suave, a fim de que não supere sua voz, o historiador entra e começa a contar a historia estando à frente da cortina que devera estar fechada)
Historiador –Era uma vez um garoto que se chamava Franz.Morava numa choupana humilde ao lado da grande e escura floresta,numa terra distante.Franz era pobre.De fato,nunca tivera bastante comida,nem roupas,e muito menos o calor do amor humano.Existiam tão poucos momentos alegres em sua vida,mas sempre dentro da profundeza de seu coração,ele tinha uma coisa que o tornava feliz.Todo ano havia um culto de Natal quando as pessoas da aldeia iam à floresta celebrar de maneira muito especial o nascimento de Cristo.Desejavam receber de Deus uma manifestação de que as suas ofertas,trazidas com sacrifício seriam aceitas..
Franz conhecia a lenda contada tantas vezes sobre o aparecimento de uma estrela numa véspera de Natal. A estrela estava num lugar baixinho,só um pouco acima das majestosas arvores da floresta.Não era uma estrela comum,pois sua luz,que enchia todo o céu parecia uma coisa viva que pulsava semelhantemente àquela que dirigia o caminho à manjedoura onde estava o menino Jesus.O povo do vale regozijava-se com o aparecimento da estrela,pois se sentia abençoado.Mas qual não foi sua surpresa quando,tão milagrosamente como o seu aparecimento,ela sumiu,e nunca mais foi vista por homem algum.Grande foi a lamentação,e cada adorador piedoso buscava saber em seu próprio coração se a culpa estava nele,e lutava por encontrar a falta de retidão ou o pecado que poderia ter causado a perda da luz celeste.
Os anos se passaram, e o povo teve a idéia de erguer um altar na floresta, no local onde avistara a estrela, e lá os adoradores colocariam seus presentes a Cristo, com a esperança de que houvesse entre eles uma oferta tão agradável a Deus, que novamente Ele daria a esse povo o privilegio de ver a estrela maravilhosa, com sua mensagem de paz.Então,nessa véspera de Natal,como sempre,Franz contemplou,à porta de sua casa,a chegada dos fieis,levando suas ofertas ao altar.Quando a longa fila acabou de passar,o menino a seguiu silenciosamente.Chegando ao altar,ele se escondeu atrás de um pinheiro,de onde acompanhou as orações dos cultuadores.( o violino para de tocar_(As cortinas vão sendo abertas lentamente,enquanto o historiador termina de falar)
Historiador-As pessoas se ajoelharam diante do altar e cantavam suavemente. Franz ajoelhou-se no seu lugar atrás do pinheiro,mas pode ouvir os cânticos de louvor e as orações feitas pelos peregrinos.
(Enquanto o violino toca, as pessoas vão se levantando e depositando o seu presente no altar).
Dirigente - Vamos agora solenemente entregar nossos presentes. Cada um devera colocar no altar seu tesouro de maior valor,pois temos a esperança de que se um desses for aceito por Deus,novamente a estrela possa brilhar.
Um senhor- Trago aqui os frutos de minha lavoura colhidos por meus empregados, não tenho duvidas que te agradarás.
(Deposita um cesto cheio de frutas no altar, olha pro céu esperando ver o brilho da estrela, mas como este não surge, sai cabisbaixo para perto dos outros adoradores.)
Uma jovem- (leva até o altar uma caixa bem grande, num embrulho bem bonito, e o deposita. Olha para o céu e não vê a estrela, então retorna ao seu lugar.)
Uma adolescente- (vai se levantando e falando):
-Estou trazendo aqui meus bichinhos de pelúcia foram supercaros, mas é só porque desejo avistar novamente o brilho daquela estrela.
(deposita os bichinhos de pelúcia no altar já olhando para o céu e sai falando e resmungando):
_ Poxa! A estrela não brilhou.
Um jovem (vai se levantando balançando as chaves do carro)
-Eis aqui as chaves de meu carro, não foi possível trazê-lo aqui bem no meio da floresta, mas ele é todo seu.
(Retorna ao seu lugar, pois percebe a ausência do brilho da estrela)
Uma senhora - Trago aqui estes presentes, frutos de minhas próprias mãos. (Coloca no altar toalhas bordadas,cortinas)
Outro senhor-(vai ate o altar, retira a carteira do bolso e deposita algum dinheiro e retorna para o seu lugar)
Adolescente - Ah!Eu trouxe a minha guitarra. Meus amigos todos queriam comprá-la.Eu ganhei outra novinha,é linda!Ah!Bem, como eu ia dizendo,eu não a vendi,preferi trazê-la para colocá-la no altar. (Olha para o céu e sai falando)-Ih!Não foi dessa vez.
A outra senhora - Desta vez eu resolvi colher estas lindas flores do meu jardim. É bem verdade que não enfeitei minha casa,mas tudo bem,esta sendo por uma causa justa(Fala com um rizinho e sai sem graça,ajeitando os cabelos)
Outra jovem (Vai falando cheia de soberba)
-Eu posso compreender o porquê de nenhum desses presentes ter sido aceito. (Fala olhando os presentes com desprezo)É devido ao valor insignificante de cada um deles.(Vai retirando as jóias do pescoço,braços e mãos.)Mesmo somando todos eles,não se aproximaria do valor das riquíssimas jóias que aqui deposito.
(Retira-se super sem graça ao observar que a estrela não brilhou.)
Historiador-(A musica do violino para de ser tocada e observa-se um profundo silencio, se possível neste momento diminuir as luzes, colocando o ambiente escuro)
-Os adoradores olham para o céu na esperança de que a estrela maravilhosamente apresente o seu esplendor, mas observam que seus presentes não foram aceitos.
Dirigente-Nada feito, mais uma vez a estrela não apareceu!
Franz-(Quando o último presente for colocado no altar, o menino se levanta olhando ansioso para o céu à procura da estrela, e quando não a vê, se sente decepcionado, triste, e assim que o dirigente termina de falar, Franz começa a chorar)
Dirigente-(Segura Franz pelo braço e sacudindo-o rudemente fala):
-Como tiveste a coragem de interromper a cerimônia?Não sabes que nenhum olho pode assistir esse ritual senão aquele que traz sua oferta a Deus?Onde esta a sua oferta?
Franz (Fala como se estivesse chorando)
-Meu senhor, não tenho nenhum presente, pois sou pobre. Não tenho nada neste mundo que possa oferecer a Cristo,nada.
Dirigente (Mostrando-se triste com a sinceridade de Franz, fala pensativo)
-Alguma coisa precisas oferecer, não podes chegar aqui sem ao menos um presente. És pobre.Não tens nada.Hum...deixe-me ver o que podes oferecer.(Pensativo)Um presente...um presente.Ah,tu amas a Cristo?
Franz - Sim, meu senhor, eu o amo com todo o meu coração e toda a minha alma.
Dirigente-Então, meu filho, oferece-te a ti mesmo a Deus, aqui, diante do altar, diante deste grupo de adoradores. Dá o teu coração a Deus.
Franz-(O menino se ajoelha diante do altar e com muita alegria e sinceridade faz a seguinte oração):
-Nenhuma dádiva tenho eu, nada para te oferecer, nada para dar a meu Cristo, senão a minha própria vida.
Eis-me aqui, Senhor, pronto para fazer a Tua vontade. Eu te entrego estas duas mãos para o Teu serviço;estes dois pés para ir aonde quer que Tu me enviares;estes dois olhos para ver o serviço que Tu tens para mim;os meus lábios para falar do teu santo nome e anunciar em voz alta as tuas maravilhas e,é claro,para contar a outros a historia de Ti e de teu amor.
Toma a minha vida, Senhor Jesus. É tudo que tenho.
(Todos ficam em silencio até que percebem uma luz diferente. Colocar um forte foco de luz neste momento-e todos começam a falar, admirados)
Adoradores-Olhem!É a estrela!É a estrela!
(Todos os participantes olhando na mesma direção do brilho da estrela, admirados, sorrisos nos lábios, expressão de encantamento, param os movimentos como estão, enquanto o historiador termina de falar e fecham as cortinas)
Historiador-E para surpresa de todos, lá no lugar certo, brilhando como aquela na historia do primeiro Natal que gostamos de ouvir, iluminando a escuridão como uma luz celeste indescritível,estava a estrela tão almejada!Parecia ser a mesma estrela que iluminava o céu na planície onde os pastores guardavam os seus rebanhos.
Suavemente uma melodia era ouvida (violino) como se fosse a voz de anjos, e parecia que os adoradores tinham presenciado uma visitação de anjos, enquanto admiravam o esplendor da estrela.
Nem ouro nem jóias, nem riquezas incontáveis tinham causado o milagre. Foi o presente de Franz,o menino camponês,a maior oferta que se pode dar a Cristo-a dádiva da vida.
Lenda adaptada para teatro por Leila Ferreira Andrade
Fonte: Livro Programas especiais – Natal e Ano Novo-Publicação UFMBB
Pessoal,sempre trabalhei com teatro na igreja,e eu sempre digo que não existe nada difícil ou impossível de se fazer para Deus.Por isso adapte,readapte o texto,os personagens,o cenário.Use sua criatividade e nunca diga: “Não temos pessoas e nem recursos”.Apenas deixe Deus agir através de vocês

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por me abençoar com seu comentário!Se gostou,volte sempre.

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...