Seguidores

26/09/2013

EBF Tema: O céu, destino e preparo


Esta lição é sobre o céu. A criança é muito curiosa sobre o céu e, por vezes, têm medo do pensamento, em um primeiro momento (especialmente porque o assunto envolve morte). Esta lição vai tentar ajudar a criança entender porque o céu é um lugar tão surpreendente e biblicamente responder a algumas perguntas: Como é o Céu? Quem pode entrar no Céu? E o que há no Céu?

Esperamos que após aprender sobre Céu, a criança deseje ardentemente ir ao encontro de Jesus esperando com alegria sua Volta.

A Bíblia nos conta como é o Céu - Texto Bíblico: Apocalipse 21.1-27

O Céu é a casa de Deus ( Dt 16.15 , 1 Rs 8.30 At 7.49). A Bíblia fala um pouco sobre o Céu e Deus nos deu algumas dicas sobre o que vai ser. No entanto, muita coisa ainda é um mistério para nós, porque Deus ainda está preparando este lugar para nós. Pelo menos é isso o que Jesus disse aos seus discípulos antes de ir para o céu.
Ele disse que estava preparando um lugar para nós, com muitos quartos ou mansões. O que me faz pensar que, se Deus criou o mundo e tudo e em torno dele em seis dias, quão especial e surpreendente o Céu será, se Ele está demorando mais do que isso? Se você pode pensar em uma bela montanha, cachoeira, ou mesmo a flor mais bonita que você já viu, imagine lugar ainda mais surpreendente do que isso! O Céu será maravilhoso!

Deus pode usar o material que Ele quiser para construir o Céu como ouro, diamantes e outras coisas incríveis que nunca vimos na Terra. Talvez por isso a Bíblia, não nos dá uma descrição completa do Céu, porque não seríamos sequer capazes de entender quão maravilhoso e belo ele o é. Agora que sabemos que o Céu é muito bom, vamos para lá?

Como podemos chegar ao céu e quais são algumas maneiras que nós podemos preparar-se para ir até lá? Não se preocupe você não precisa para fazer as malas. Na verdade Deus diz especificamente que não devemos gastar todo nosso tempo na terra, tentando coletar um monte de coisas, porque não podemos levar nada disso com a gente. Pode parecer estranho, mas não vamos precisar de nenhum a de nossas coisas como a nossa boneca ou brinquedo favorito ou de um caminhão para fazer a mudança. Deus nos dará tudo o que precisamos e muito mais. Não vai ser chato no céu, porque Deus sabe o que precisamos , e está ficando tudo pronto para nós, do jeito que gostamos.

Respondendo a pergunta sobre como chegar ao céu, lemos na Bíblia dos discípulos de Jesus chamado Tomé perguntou a Jesus: “Não sei onde você está indo, então como podemos saber o caminho?” (João 14.05 ) Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. Isso pode parecer estranho, mas o que Jesus estava dizendo é que se você acredita na Bíblia e acreditar que Jesus morreu e ressuscitou por você, então você acredita na verdade, e Ele o levará para o Céu. Não só isso, as palavras que Deus nos deixa na Bíblia nos ajudará na vida agora, como um mapa que nos guiará no caminho certo e depois, eventualmente, para o céu. Por exemplo, Jesus diz que, ao ajudar os outros, alimentando-se eles estão com fome, visitar os doentes, dar roupas aos que não têm muito, e até mesmo por visitar as pessoas na prisão ou que fizeram coisas que são erradas. Quando fazemos essas coisas, é como se estivéssemos fazendo isso por Ele . (Mateus 25.31-46)

Ao ajudar os outros agora, Deus nos dará uma recompensa no céu. (Mateus 5.12) Uma dessas recompensas é uma coroa. A Bíblia diz que o Senhor recompensará cada pessoa de uma coroa de justiça quando chegarmos lá. Imagine só uma coroa! (2 Tm 4.8) Aleluia!


A melhor parte de tudo é que o céu vai ser muito bom! Mas como ir para o Céu?
Há duas maneiras que podemos ir para o Céu:

A primeira forma é se nós morrermos, claro o pensamento da morte pode ser assustador (para adultos também), mas, se continuarmos a nos lembrar o quão grande é o céu, isto será muito bom. (Ec 8.8; Rm 5.12; Hb 9.27)
A segunda maneira é quando Jesus voltar, enquanto estamos vivos na terra. O que chamamos de Segunda Vinda. Quando Deus decidir que é hora de todos os que crêem nEle vir para o Céu, Ele virá nos buscar. Ele diz na Bíblia que ninguém nunca vai saber quando isso vai ser, e ele virá, e todos nós vamos conhecer e ver Jesus. Haverá anjos e trombetas e vai ser muito emocionante para todos aqueles que acreditam. ( Mc 13.28-37; Mt 24.32-44; Lc 21.29-36)

Como é o Céu? (Professor use o material de apoio 2)


Ouça o que as crianças sabem sobre o Céu, abra a Bíblia com elas e direcione o ensino através das gravuras para entendam melhor o significado:


No Céu há:


Ruas de Ouro - O Céu é lindo e um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma ideia. É o Apocalipse 21.21 “E as doze portas eram doze pérolas... A praça da cidade é de ouro puro.” Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre no Céu. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4) Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre? Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quer você lá com Ele para ser feliz eternamente.

Livro da Vida- O "Livro da Vida" é mencionado várias vezes na Bíblia (veja Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5; 13:8; 17:8; 20.12,15; 21:27). Paulo disse que as pessoas que cooperavam com ele no evangelho tinham seus nomes escritos no Livro da Vida (Filipenses 4:3). Jesus disse que os nomes dos vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro (Apocalipse 3:5). Em contraste, os que rejeitam a palavra de Deus e servem falsos mestres não têm seus nomes escritos no Livro da Vida (Apocalipse 13:7-8; 17:8).No julgamento descrito em Apocalipse 20:11-15, esses são condenados ao lago de fogo. Por outro lado, na cidade iluminada pela glória de Deus, somente entram aqueles cujos nomes são inscritos no Livro da Vida (Apocalipse 21.27).



Jesus –“E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.” João 14.3


Anjos – Apocalipse 5.11 “E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares.”


Árvore da vida- Apocalipse 22.14-15 - Bem- aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Lugar para todos: João 14.1-3


No Céu NÃO há:

Professor mostre as gravuras e vá colocando dentro da lixeirinha (modelo abaixo).
Explique que tudo isso Deus pode devemos descartar na nossa vida.

Pecado: Apocalipse 21.8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Sol, Lua e Noite - Apocalipse 21.23-27 - E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.



Nem morte, nem dor (doença) e nem choro -
“E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21.4).



Convide seus pequenos para aceitar Jesus ( o caminho pro céu) para morar em seu coração e ser o dono de sua vida. Ore por com eles e por eles.

Levando a criança a Cristo

Métodos:

Deve ser falado sobre o Plano de Salvação a toda criança que não recebeu a Jesus ainda. Mesmo depois da conversão a criança deve estar sempre ouvindo sobre o Plano de Salvação (de preferência que em todo estudo se introduza alguns deles, ou todos se for possível).

1-Degraus da Salvação: Há cinco degraus que nos conduzem à salvação. É necessário subi-los se quisermos ser salvos:

1- Sou pecador.
2- Deus me ama.
3- Cristo morreu por mim.
4- Eu aceito Jesus como meu Salvador.
5- Tenho a vida eterna.
1- Sou pecador- Rom.3:23 "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
2- Deus me ama- Jo 3:16 "Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna“.
3- Cristo morreu por mim- 1Co 15:3 "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou..."
4-Eu aceito Jesus- Jo 1:12 "A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome."
5- Tenho a vida eterna- Jo 11:25 "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."

2-O CONVITE PARA A SALVAÇÃO

Chamado também de apelo, consiste em se dar oportunidade a criança de se apropriar do Presente da Salvação .O Espírito Santo age na vida da criança, operando o novo nascimento. O convite para a criança receber o Salvador, seguido de uma ação visível, é o elo para se identificar àquela que está interessada e precisa de ajuda. Não deve ser algo que emocione, assuste, pressione ou persuada a criança.

O apelo possui algumas características que devem ser observadas:

a- Deve ser claro, curto, pessoal, bíblico e positivo. Deve ser compreensível à criança e coerente com o fato da história e os demais pontos da Mensagem da Salvação.b- Deve ser num ambiente em que esteja tudo calmo e organizado, para que não haja interrupções.c- Deve haver uma manifestação visível por parte da criança, com gesto ou palavra.3- Mensagem do Plano de Salvação:1- Deus é Criador, Santo, Justo e Amor. Jo 3:162- Jesus, o único e perfeito Filho de Deus. Rm 5:83- Todos somos pecadores. Rm 3:234- Jesus morreu em nosso lugar, derramando seu sangue por nós. 1Co 15:35- O Salvador ressurreto e exaltado.1Co 15:46- A salvação é um presente que precisa ser recebido. Rm 6:23

Fazendo uma lixeirinha de dobradura (origami) de papel jornal.

Coloque duas folhas juntas para ficar bem firme.
Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.








É preciso estar preparado!

Para ir para o Céu é preciso estar preparado. Na Bíblia lemos que Jesus contou uma parábola sobre dez jovens que estavam esperando o noivo e que cinco delas não estavam preparadas!

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada gostei muito que Deus continue usando você.

Anônimo disse...

Parabéns! Que bênção...
Abraços
Terezinha Guimarães

Postar um comentário

Obrigada por me abençoar com seu comentário!Se gostou,volte sempre.

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...